Ilhas do mar

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Homenagem a José Carlos Ary dos Santos

Soneto

Fecham-se os dedos donde corre a esperança,
Toldam-se os olhos donde corre a vida.
Porquê esperar, porquê, se não se alcança
Mais do que a angústia que nos é devida?

Antes aproveitar a nossa herança
De intenções e palavras proibidas.
Antes rirmos do anjo, cuja lança
Nos expulsa da terra prometida.

Antes sofrer a raiva e o sarcasmo,
Antes o olhar que peca, a mão que rouba,
O gesto que estrangula, a voz que grita.

Antes viver do que morrer no pasmo
Do nada que nos surge e nos devora,
Do monstro que inventámos e nos fita.


José Carlos Ary dos Santos

saiba mais aqui

4 Comments:

  • Do mesmo autor, o "Fado dos Açores":

    "Já nascem as belas-donas já estão
    na cinza dos meus cabelos Outono
    chove dentro do meu coração
    "cerrado" que não tem dono.

    "Cerrado" que não tem dono Outono
    coração pedra queimada marcada
    por tantas noites sem sono
    à espera da madrugada.

    Tirando as aspas dos olhos
    do grande mar da minha distância
    as aspas dos ananases
    são as espadas da minha infância.

    São as ilhas dos Açores
    a ilha dos meus amores
    e o azul a que pertences
    o azul dos olhos a cor das hortenses.

    Lonjura da minha ilha presente
    na dor de uma rosa emigrada resiste
    lava lavando a alma da gente
    vulcão dum homem triste.

    Vulcão duma ilha deserta de mim
    desde que foste naquele vapor
    menina do mar sem fim
    cercada por água amor.

    Tirando as aspas dos olhos
    do grande mar da minha distância
    as aspas dos ananases
    são as espadas da minha infância."

    By Anonymous Anónimo, at 12:13 da tarde  

  • Até um Dia. Zé Carlos.
    Original é o Poeta.
    Que chegar ao despudor.
    De escrever todos os dias.
    Como se fizesse amor.
    Esse que despe a poesia.
    Como se fosse uma mulher.
    E nela emprenha a alegria.
    De ser um homem qualquer.
    in) Ary dos Santos.

    By Anonymous Anónimo, at 12:59 da tarde  

  • Belos poemas do Ary! Obrigada

    By Blogger Maria Silva, at 2:44 da tarde  

  • Viveu durante pouco tempo mas, mesmo assim, o suficiente para ser tão GRANDE.
    Merecida homenagem.

    Um abraço.

    By Blogger Pé de Salsa, at 5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home