Ilhas do mar

segunda-feira, março 06, 2006

Janela


Vila da Povoação - ilha de S.Miguel

7 Comments:

  • Magnífica, está muito boa.

    By Blogger frosado, at 11:10 da tarde  

  • Ah!!! Lá vem ela a me encantar com as janelas...
    Sabes que quero ainda sair para o sul da ilha, num conjuto de casa açorianas e fotografas lá, algumas janela e especialmente pra ti!!!

    Não pude ainda, mas irei em breve!!! Essa está linda, como as outras também!!!

    Beijinhos de boa noite!!!
    ò,ó

    By Blogger Lâmina d'Água & Silêncio, at 3:11 da manhã  

  • Há dias na net andei viajando por essas paragens e observei casas antigas em Santa Catarina e creio que em Laguna, muito idênticas às construções da ilha Terceira.

    Beijinhos

    By Blogger Maria Silva, at 12:18 da tarde  

  • Laguna há um conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, muito lindo realmente. Aqui na ilha, há ainda algumas céluas sendo protegidas, mais muito já se foi. No sul da ilha há um vilarejo de pescadores e produtores de ostras, totalmente açoriano e esse se mantem bem inteiro e muito bem cuidado. É lá que quero ir para fotografar as janelas para te mandar. Lamentavelmente muita coisa aqui na ilha e em todo o litoral catarinense, se perdeu, com o estrondo da BOIADA vinda de São Paulo e trazendo os mesmos erros de lá. Como foi divulgado aos sete ventos que a ilha e Santa Catarina, tem o melhor índice de escolaridas, a melhor qualidade de vida, a melhor renda per capta, o maior número de universidade - sí na ilha temos 13 delas - isso tudo fez com que endinheirdos resolvessem viver aqui e acabarm comprando por valores astronômicos, as terras e antigas moradas e a maioria delas, acabarm indo ao chão, para dar lugar a outros "estilos"... Temos aqui hoje, ometro quyadrado de terra mais caro do Brasil. Aqui também circulam os automóveis mais caros do mundo. No Brasil, o maior conjunto arquitetônico com identidade portuguesa, fica em São Luis do Maranhão. A cidade histórica é belíssima e há fachadas que impressionam pela imponência e pelo cuidado. É mesmo muito parecida com as casas de Lisboa. São Luis é linda, mas as construções daqui, até onde eu sei, se pareciam muito mais com as daí dos açores e quem sabe, apenas mais singelas, pelas condições de seus proprietários, que certamente fizeram adpatações surgidas das moradas que conheciam aí. De todo modo, são lindas e eu, como sou doida por casas, sou vidrada nelas. Construí aqui, uma pequena, que uso para receber hóspedes.
    Se quiseres, poderás vê-la. Chama-se Paraty. Vá até esse endereço abaixo e conhecerás meu pedacinho e um pouco da ilha. Esse endereço é muito doméstico e foi criado para que minha mãe pudesse mostrar para as irmãs dela que vivem no Rio Grande do Sul, como ela vive aqui. Mas de todo, te dará alguma idéia:

    http://spaces.msn.com/members/quintadosol/

    Logo abaixo da indicação Álbum de fotos, há uma setinha. Se clicares nela, abrirá muitos outros álbuns e clicando neles, aparecerão as fotos.

    Muitos beijinhos para teu dia!!!
    ò,ó

    By Blogger Lâmina d'Água & Silêncio, at 12:49 da tarde  

  • Lâmina d'água, tu conheces um livro do escritor brasileiro Luís Assis Brasil, que se chama "UM Quarto de Légua Em Quadro", que conta a viagem dos primeiros Açorianos para o Brasil e que até já deu filme?
    Vai a http://bordadodemurmurios.blogspot.com/2005_08_01_bordadodemurmurios_archive.html , e vê se me dizes alguma coisa. bjs

    By Blogger frosado, at 3:18 da tarde  

  • Quando as pessoas tiram fotografias, raramente olham para as janelas, e estas são, no meu modesto ver, a parte mais bonita de uma casa (fora as torrinhas!).
    Abraço.

    By Blogger Caiê, at 3:23 da tarde  

  • Olá caiê

    Nos Açores, também existem muitas torrinhas em madeira, algumas com rendilhados de grande beleza.

    Abraço

    By Blogger Maria Silva, at 7:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home