Golfinhos
Greenpeace: Vida marinha dos Açores é das melhor preservadas. A organização ambientalista Greenpeace, que terminou hoje uma expedição de três semanas nos mares dos Açores, afirmou que o arquipélago constitui um dos pontos do mundo onde a vida marinha está mais bem preservada.
«Pelas várias expedições em que participei, posso garantir que começam a ser poucos os locais no mundo tão bem preservados», salientou o activista Richard Page à agência Lusa, a bordo do navio «MY Esperanza», atracado no porto de Ponta Delgada.
Para o ambientalista, ligado à Geenpreace há 13 anos, os Açores «têm muita sorte» em manter as suas comunidades piscícolas, assim como os corais de profundidade e a flora marinha em «bom estado».
O arquipélago constitui «um exemplo mundial» ao nível da protecção da vida marinha, considerou o membro da associação ambientalista, que destacou recentes medidas de protecção dos fundos marinhos.
«Parece-me que o governo açoriano tem sido muito sensível à preservação do fundo do mar das ilhas, através da criação de legislação«, afirmou Richard Page, para quem »em boa hora« as autoridades proibiram o uso das redes de arrasto na região.
Durante a expedição nos Açores, inserida no âmbito do programa Defending Our Oceans (Defendendo os Nossos Oceanos), os activistas da Greenpeace, em colaboração com elementos do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal e investigadores da Universidade dos Açores (DOP), efectuaram vários mergulhos para captar fotografias e vídeos.
Segundo disse, a bordo do MY Esperanza, um dos três barcos da Greenpeace, seguiram 34 pessoas, 20 tripulantes (dos quais dois investigadores do DOP) e 14 activistas, com o objectivo de demonstrar ao mundo a importância da preservação marinha.
Ao longo das três semanas, visitaram vários locais dos mares do arquipélago, entre os quais o ilhéu das Formigas (junto a Santa Maria) e o Banco D. João de Castro (junto a Terceira), para estudar a acústica dos mamíferos e captar imagens »já disponíveis no site da Greenpeace«, disse.
Diário Digital / Lusa
12-05-2006 17:19:00
4 Comments:
Boas noticias! Ainda bem que assim é. Que assim continue é o que se deseja e que se procure sempre encontrar um equilibrio entre o turismo e a preservação ambiental, até porque este sim é o maior património que temos. Bom fim de semana.
By Anónimo, at 6:59 da tarde
Lindo demais o seu blog! Bonito de se ver e gostoso de se ler...
abraço,
Kafé Roceiro do Brasil.
By Kafé Roceiro, at 6:35 da tarde
lindo!
By frosado, at 5:04 da tarde
Eu li a respeio e isso é certamente, motivo de orgulho para vocês dos Açores!!!
Que façam disso, uma medalha para expor no peito!!!
Parabéns pelo reconhecimento!!!
Beijinhos!!!
Da Cris
By Lâmina d'Água & Silêncio, at 8:09 da tarde
Enviar um comentário
<< Home