Ilhas do mar

domingo, março 25, 2007

50 anos do Tratado de Roma

Poema para o século XXI

Uma parte de mim pertence à França
e sou de Roma e Grécia e de Veneza
haverá sempre em mim um outro céu
e o E da Europa é o E da nova Esperança
Onde começa o mar começo eu
começa a viagem e a festa da tristeza.
Um eco na Abadia: eis a Inglaterra
Não sei se Lorelei me traz a Alemanha
nem se Natacha a Rússia da paixão
Não sei se tenho o mundo por herança
Só sei que Portugal é a minha terra
e a minha pátria é onde a alma alcança
e todas as nações minha nação.

Manuel Alegre

4 Comments:

  • ***
    (...) hoje
    sei apenas gostar
    numa nesga de terra
    debruada de mar.
    *
    (...) e Maastricht há-de ser uma nódoa indelével na memória da Europa. Exulto com o não dos dinamarqueses ao primeiro referendo.
    *
    in) miguel torga
    *
    é
    *
    b)
    ***

    By Blogger poetaeusou . . ., at 4:38 da tarde  

  • Uma parte de mim está aqui,
    a outra onde estará...

    Bjs.

    By Blogger rosa dourada/ondina azul, at 7:56 da tarde  

  • Belo poema, pena que muitas vezes não encontre reflexo em muitas cabeças pensantes que por aí andam...
    Saudações!

    By Blogger ROADRUNNER, at 9:57 da tarde  

  • Manuel Alegre, O POETA.

    Desconhecia este.

    Beijo

    By Anonymous Anónimo, at 8:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home