Ilhas do mar

terça-feira, abril 18, 2006

Ilha


Minha ilha sem bruma
Sem distância a percorrer
Onde o vento é o donatário
Único senhor e rei
Sem eu mesmo o saber.

Ilha Maior no sonho e na desgraça
Sempre a acenar a quem ao longo passa
Nos navios rumo ao Canadá e América.
Ancoradouro de aves, poetas e baleeiros,
Heróis sem nome, com um pé em terra e outro no mar,
Quantas vezes em vão a balear.

Negra, negra, negra e cativa
Ilha Maior, minha Ilha-Mãe adoptiva,
Maravilha de lava e altura!
El-rei Sebastião, o Desejado,
Veio um dia, nunca mais voltou.
E é aqui, cavada a seu lado,
Que eu quero ter a minha sepultura.

In Narcose de Almeida Firmino

9 Comments:

  • e vila franca aqui tão perto
    e as saudades que eu tenho de lá ter estado....

    By Blogger greentea, at 12:22 da manhã  

  • Pico lindo!!!

    By Blogger frosado, at 7:22 da manhã  

  • Gosto muito desta foto, foi no domingo de manhã aquando da chegada ao Faial.

    O Pico é sempre igual e sempre diferente.

    By Blogger Maria Silva, at 1:26 da tarde  

  • como é bela a tua Ilha. uma boa noite.

    By Blogger lince, at 1:37 da manhã  

  • Obrigada lince.Igualmente para ti

    By Blogger Maria Silva, at 9:48 da tarde  

  • Uau!

    By Anonymous Anónimo, at 9:54 da tarde  

  • Mais que foto mais linda!!!
    Que lugar maravilhoso!!!

    Beijos!!!

    ò,ó

    By Blogger Lâmina d'Água & Silêncio, at 2:41 da tarde  

  • Fotografia e poema muito bonitos!

    By Blogger Aprendiz de Viajante, at 1:07 da manhã  

  • O poema é de um "poeta" muito pouco conhecido. A obra dele é muito pequena. Era continental, funcionário de finanças ou tribunal, casou com uma senhora de cá, mas cedo pôs termo à vida.

    Este poema é sem dúvida uma linda homenagem à ilha e encerra alguma crítica política. O Pico é a segunda ilha do arquipélago em superfície e as suas potencialidades, não foram devidamente valorizadas, no passado e actualmente. Votando muita população a um árduo trabalho e parcos proventos.

    By Blogger Maria Silva, at 10:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home