Ilhas do mar

quarta-feira, novembro 19, 2008

Cienfuegos












Cien Fuegos - Cuba



O Centro Histórico Urbano de Cienfuegos é um Património Mundial situado em Cienfuegos, província de Cienfuegos, Cuba
Foi declarado Património Mundial da Unesco em 2005.
Esta é uma cidade deliciosa e interessante com uma história muito diferente do resto do país. É uma cidade agradável graças ao seu papel como um porto importante, tanto nacional como internacionalmente, possui um ambiente um pouco mais cosmopolitano do que a maioria das cidades no sul. As ruas são retas e largas, como a Passeio Do Prado, a principal rua da cidade que a corta e se prolonga até o fim da península. A rua se estende ao sul através de Punta Gorda e ao norte ao longo da baía. Há excelentes paisagens para serem vistas, especialmente durante o pôr do sol quando a baía se torna aparentemente bem calma.Se você visitar Cienfuegos não se esqueça de ver: Parque José Marti, no lado leste deste há a impressionante Catedral da Puríssima Conceição, que foi construída em 1870. Também próximo ao parque fica o Palácio Provincial do Governo, um edifício grande com enormes colunas e assoalhos de mármore. Exatamente ao oeste do parque está a Casa da Cultura.O Teatro Tomas Terry, situado no lado norte do Parque José Marti possui uma estrutura bonita e impressionante, cuja fachada é coberta por três murais com mosaicos multicoloridos.O Museu Histórico, contém recordações militares do local que uma vez pertenceu àqueles que participaram das numerosas batalhas pela independência e liberdade. O Palácio do Vale, em Punta Gorda, uma casa campestre em estilo mouro, foi comprada por Alejandro Suero Balbin. Sua cor rosa desbotada não diminui o esplendor do edifício que contém alguns móveis e porcelanas excelentes. O jardim botânico é talvez o mais famoso do país, possui mais de duas mil plantas tropicais e sub-tropicais. Entre a coleção impressionante das espécies de plantas, existem mais de duzentos tipos de árvores de palma. Há também uma coleção de tipos diferentes de palmeiras indígenas de Cuba. A praia Rancho Luna, situada vinte quilômetros ao leste da cidade, é ainda muito tranqüila e isolada. O Castelo de Nossa Senhora dos Anjos de Jagua, situado vinte e dois quilômetros da cidade de Cienfuegos, foi originalmente utilizado pelos espanhóis como um pequeno forte para se protegerem dos contrabandistas que costumavam entrar na baía de Jagua para obter água fresca e os alimentos do local. É agora uma estrutura muito mais substancial seguindo a decisão dos espanhóis de desenvolvê-lo para defender a cidade de ameaças mais fortes oferecidas pela marinha inglesa durante a guerra entre a Espanha e Inglaterra.
Fonte:www.google.pt
Cuba tem reabilitado o seu Património obtendo a classificação da UNESCO.




4 Comments:

  • Estás-me a fazer uma inveja.... mas uma inveja boa...
    Que saudades...

    (Vou ficar à espera de mais fotos, é claro)

    Beijos

    By Blogger Maria, at 7:33 da tarde  

  • Embora não tenha planeado uma visita a cuba a médio prazo, as fotos são lindíssimas e dá vontade de ir lá a correr visitar Cienfuegos... contudo, aqui o estado de conservação exterior contrasta com a maioria das imagens que conheço de havana.

    By Blogger geocrusoe, at 9:29 da tarde  

  • Maria,
    Vou voltar nas férias da Páscoa.

    Geocrusoe,
    Havana, a velha, ou centro historico, também está sendo recuperado e classificado como património da humanidade, aliás foi o modo que eles conseguiram para salvar o valioso patrimonio edificado, natural e cultural.
    É pena que a nossa cidade não tome um rumo identico, acaba por se esmornar tudo, passam a vida em reuniões e discussões com faladura de pessoas que nem são de cá.

    By Blogger nanda, at 9:43 da tarde  

  • By Anonymous superior, at 5:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home