Ilhas do mar

segunda-feira, junho 01, 2009

Autonomia Açoriana



Dia dos Açores: símbolo da açorianidade e autonomia
O Dia dos Açores foi instituído pelo Parlamento Açoriano em 1980 (Decreto Regional n.º 13/80/A, de 21 de Agosto), destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia. A escolha da segunda-feira do Espírito Santo (também conhecida por Dia do Bodo ou Dia da Pombinha), isto é, a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto de a comemoração do Espírito constituir a principal festividade do povo açoriano.O parlamento açoriano entendeu justo consagrá-lo legalmente como “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade, base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam” (preâmbulo do Decreto Regional n.º 13/80, de 21 de Agosto).A Assembleia Regional dos Açores e o Governo Regional celebram este ano o Dia dos Açores junto da comunidade açoriana em Toronto. “Porque os Açores somos todos nós” é o slogan das comemorações do Dia dos Açores 2009 representado por um Açor com 10 estrelas, simbolizando as 9 ilhas e a diáspora, e com o símbolo da coroa do Espírito Santo. Amanhã realiza-se a Cerimónia Oficial do Dia dos Açores. Durante a sessão solene serão agraciadas com insígnias regionais de mérito diversas personalidades e instituições da região. As celebrações incluem ainda, entre outros eventos, um festival de rua, sopas do Espírito Santo, um espectáculo de variedades e um jantar na casa dos Açores de Ontário, para o qual estão inscritas mais de trezentas pessoas.“A atribuição das insígnias honoríficas açorianas, para além de representar o reconhecimento público para com os cidadãos ou instituições que, ao longo dos anos, contribuíram de forma expressiva para consolidar a identidade histórica, cultural e política do povo açoriano, pretende também, de forma simbólica, estimular a continuidade e emergência de feitos, méritos e virtudes com especial relevo na construção do património insular”, conforme consta na resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Serão atribuídas as seguintes distinções:
Insígnia Autonómica de Valor: Fernando Manuel Machado Menezes
Insígnia Autonómica de Reconhecimento: António Manuel Bettencourt Machado Pires; Carlos Henrique da Costa Neves; Dennis Cardoza; Devin Gerald Nunes; Jim Costa; José Manuel Medeiros Ferreira; Mário Jorge de Paiva Silva; Vasco Manuel Verdasca da Silva Garcia
Insígnia Autonómica de Mérito Cívico: Eugénio Coelho Rita; João Manuel de Melo Pacheco; Jorge Eduardo Braga Vicente; José Lima do Amaral Mendonça; Maria Leónia Fagundes Pereira; Banda Militar dos Açores; Casa dos Açores de Winnipeg; Casa dos Açores de Ontário; Casa dos Açores do Quebeque; Fayal Sport Club.
Insígnia Autonómica de Mérito Profissional: António Manuel da Silva Melo; Elvino Silveira de Sousa; Frank Fontes Sousa; Irene Maria Ferreira Blayer; José Carlos Moniz Teixeira; José Francisco Rodrigues Costa; Onésimo Teotónio Pereira de Almeida.
Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola: Carlos Pacheco Andrade; David Nicodémio Tavares; Francisco Alves do Carmo Pessanha;Gilberto Mariano da Silva; Cofaco Açores-Indústria de Conservas, S.A.; Sociedade Corretora, Lda.
Insígnia Autonómica: Conceição Castro Ramos; José Carreiro de Almeida; Luís António Vieira de Brito de Azevedo.