Ilhas do mar

segunda-feira, agosto 04, 2008

Noite na ilha


Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha.
Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,
entre o fogo e a água.
Talvez bem tarde nossos

sonos se uniram na altura e no fundo,
em cima como ramos que um mesmo vento move,
embaixo como raízes vermelhas que se tocam.

Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro
me procurava como antes, quando nem existias,
quando sem te enxergar naveguei a teu lado
e teus olhos buscavam o que agora - pão,
vinho, amor e cólera - te dou, cheias as mãos,
porque tu és a taça que só esperava
os dons da minha vida.

Dormi junto contigo a noite inteira,
enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos,
de repente desperto e no meio da sombra meu braço
rodeava tua cintura.

Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.
Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca
saída de teu sono me deu o sabor da terra,
de água-marinha, de algas, de tua íntima vida,
e recebi teu beijo molhado pela aurora
como se me chegasse do mar que nos rodeia.

Pablo Neruda

10 Comments:

  • Estou a ver que tens andado por Porto Pim, também eu, mas já estou a ficar desesperado com as águas vivas, que tal fazermos um protesto???
    É muito chato, ver locais e visitantes com água pela cintura a olhar para todos os lados, com medo de serem os próximos contemplados...

    By Blogger Lc, at 12:18 da manhã  

  • Ficava aqui o resto da noite a reler Pablo Neruda.
    Adoro este poema. Obrigada, Nanda.

    Beijos

    By Blogger Maria, at 1:11 da manhã  

  • OLÁ Fernanda !

    Por cá vou continuando a banhos , principalmente de chuveiro já que por estas bandas a água está gélida...
    Mais uma vez revisitámos o poeta do amor com um poema lindo , lindo ! ! !
    Beijinhos e continuação de boas férias !

    By Blogger zecagomes, at 2:55 da tarde  

  • Ai quem me dera agitar o tempo
    Atirar a mágoa à voragem da noite
    Arrancar as raízes ao pensamento
    Sentir a paz que uma lagoa acolhe


    Boa férias


    Mágico beijo

    By Blogger O Profeta, at 6:26 da tarde  

  • Olá, lc

    Ando cá e lá. Estou preferindo tomar banho na "minha" Poça Branca, a água é limpa. O Porto de Pim está horrível, não só de águas vivas, como de sujidade, sobretudo com os ventos do quadrante sul. Água suja, praia suja...nem sei como é permitido tomar banho naquelas condições.
    É pena, somos uma cidade mar, mas as praias estão desaparecendo. A única que ainda está mais ou menos, é o Almoxarife e as poças ao longo da costa.

    By Blogger Maria Silva, at 10:00 da tarde  

  • Olá, Maria

    Pablo Neruda, lê-se, relê-se e continua-se embevecida. Só hoje, consegui a colocar a foto junto ao poema.

    Bjs

    By Blogger Maria Silva, at 10:02 da tarde  

  • Olá, Zé

    Férias! Só nos Açores. Não digas a muita gente...isto é bom com quietude. Para te fazer inveja, digo-te que a água está a 22º e 23º

    bjs

    By Blogger Maria Silva, at 10:04 da tarde  

  • Olá! "amigo" profeta

    É fácil..."sentir a paz que uma lagoa acolhe"... Vou para a beira dela e fico estendida na erva, com o olhar perdido no infinito. Só o silêncio me envolve. São momentos de grande serenidade.
    Obrigada
    Bjs

    By Blogger Maria Silva, at 10:11 da tarde  

  • Nanda
    Pelo poema
    Reencontramo-nos dia 18.

    By Blogger theresia, at 11:57 da manhã  

  • Olá Nanda
    Bela escolha de (re)leitura. Gostei imenso também das fotos do tecelão.
    Sempre vamos "tecendo" bem-aventuranças, que o mundo bem precisa.
    Paz

    By Blogger João Soares, at 9:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home