Ilhas do mar

domingo, julho 02, 2006

Fornos de cozer telha





Porto da Boca da Ribeira
Quando vou a "casa", o meu pai gosta de longos passeios por lugares recônditos e contar "estórias" do seu tempo. Desta vez, fomos ao Porto da Boca da Ribeira, freguesia da Ribeirinha.
Consegui estas fotos de duas relíquias do passado. São dois fornos de cozer telha, localizados mesmo junto ao porto.
O barro vinha da ilha de Santa Maria, era descarregado neste local, onde provavelmente seriam moldadas as telhas, que ,depois de cozidas seriam transportadas para a freguesia.
O percurso desde o porto até à freguesia é feito por um caminho estreito, sinuoso e escarpado, que ladeia a ribeira .

7 Comments:

  • pois é, eu não conheço isso... tens de me levar lá, tá bem?

    By Blogger frosado, at 7:43 da manhã  

  • Claro! Devias ficar cá uns dias...

    By Blogger Maria Silva, at 7:02 da tarde  

  • Hoje venho lhes dizer que estamos com Portugal no coração, pelos amigos e pelo nosso querido Felipão. Corrente pra frente. Temos que acreditar!
    Forte abraço,
    Kafé.

    By Blogger Kafé Roceiro, at 1:00 da tarde  

  • Ok, café. eu estou contigo. Fernanda tu não me desafies...

    By Blogger frosado, at 5:10 da tarde  

  • Lindas fotos de um património que nunca é demais recordar. Octávio lIma (ondas3.blogs.sapo.pt)

    By Anonymous Anónimo, at 9:13 da tarde  

  • Foi com um misto de prazer e desagrado que li (e, sobretudo, vi) o post no seu blog sobre os Fornos de cozer telha da Ribeirinha. Prazer porque é um local que muito aprecio (por razões pessoais) e desagrado por mais uma vez constatar o estado de visível e acentuada degradação desse património histórico faialense (v. Inventário do Património Imóvel da ilha do Faial e estudado nessa mesma obra num artigo do Prof. Rui de Sousa Martins).
    Tanto quanto conheço era intenção da Junta de Freguesia local, antes do sismo de 1998, proceder à intervenção nesse património, limpando-o e consolidando-o. Com a ocorrência do sismo e a natural focalização das atenções e recursos na reconstrução habitacional, foi adiada a recuperação dos fornos.
    Nesta altura, em que, ao contrário dos anúncios da informação (para não dizer propaganda) governamental, a reconstrução habitacional ainda não está concluída (veja-se a quantidade de pré-fabricados ainda habitados) creio que, apesar disso, já existirão recursos disponíveis para, sem se colocar entraves de ordem ética, acudir aos fornos de cozer telha da Ribeirinha enquanto estes ainda são recuperáveis e mantêm, por enquanto, e não obstante os notórios estragos, a estrutura arquitectónica visível.

    By Anonymous Anónimo, at 1:18 da manhã  

  • sr.anónimo:
    Parece-me que não há desculpa para esta incuria.
    Será que as pessoas da freguesia estam motivadas para a restauração e conservação deste patrimonio Histórico? Penso bem que não.Porque se estivessem devidamente esclarecidas empenhar-se-iam, não só pela sua conservação, mas também pela sua divulgação.É que muitas vezes os jovens autarcas nem conhecem aquele espaço, preocupados que estão com os arranjos deste ou daquele caminho que é o que lhes dão votos.Oxalá que este alerta sirva para despertar o quão importante é recuperar esta "preciosidade historica".
    Assim o esperamos.

    By Anonymous Anónimo, at 3:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home