Ilhas do mar

sexta-feira, maio 02, 2008

Interpenetração do Norte e do Sul


( Imagem da internet)
O fenómeno da globalização queima os antigos mapas. O poder, nota um autor americano, movimentou-se das comunidades e das nações para o capital transnacional, alargando o fosso entre ricos e pobres, quer nos países do Norte, quer nos do Sul. Cada vez mais, o Norte-Sul é definido mais pela classe social que pela geografia. O Norte já não rtepresenta um grupo de países mas de classes alinhadas no capital transnacional que medem a consolidação do seu poder na economia mundial à luz dos seus sucessos económicos. O Sul é composto pelos que - em Nova Iorque como na Nigéria - são cada vez mais marginalizados por esta evolução.
David C. Korten - World Policy Journal, 1992 (adapt.)
Nota:
Norte - Países Industrializados ou Desenvolvidos
Sul - Países Não Industrializados ou em Vias de Desenvolvimento

4 Comments:

  • Um post para reflectir sobre um tema preocupante.
    Acabei de ler há poucos dias um livro entitulado O Fim da Pobreza (lio em inglês mas julgo que a tradução é literal), confesso que acabei com esperança num mundo melhor. Na semana seguinte sou alertado pela alta dos preços alimentares, do recuo das conquistas sociais nos últimos anos contra a fome no terceiro mundo e logo a esperança voltou a desvanecer...

    By Blogger Carlos Faria, at 3:22 da tarde  

  • Pois é, cada vez mais o "Sul" se alastra, mesmo ao nosso lado, mesmo onde por vezes nem calculamos, nem acreditamos que haja fome e pobreza.

    É a triste realidade do mundo de hoje,que nem mesmo os de boa vontade podem alterar, a não ser contestando tamanhas injustiças.

    ma. rodrigues

    By Anonymous Anónimo, at 1:30 da tarde  

  • *
    e o sul avança,
    neste país,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    By Blogger poetaeusou . . ., at 12:25 da tarde  

  • Pois é. Poderia ser. Haveria condições hoje para haver muito menos pobreza não fosse o facto dos modelos de desenvolvimento que escolhemos estarem a aumentar o fosso entre ricos e pobres em vez de o diminuir. Essencialmente porque nos países desenvolvidos onde haveria condições imediatas para uma redução efectiva dessa diferença o sistema económico baseado no consumo tende a criar assimetrias maiores. E poderia ser diferente ...

    By Blogger Fernando Vasconcelos, at 10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home