Ilhas do mar

sexta-feira, novembro 28, 2008

A Avenida Marginal






Aspecto do lado da terra da Avenida Marginal- cidade da Horta
Já foi limpa, arrumada e com bom aspecto !
Lembro-me de quando andava no Liceu e vinha namorar para a Avenida. Era espaçosa a envolvente junto às casas. Tinha um parque infantil, um espaço para as crianças aprenderem os sinais de trânsito, um lago com uma ponte em miniatura, espaço ajardinado com bancos, árvores onde as crianças se deliciavam na brincadeira e os progenitores em amena cavaqueira.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades já dizia o poeta. Hoje, tudo é diferente!
A mudança não foi para melhor, as fotos são bem elucidativas do estado de degradação desse espaço que acolhe os nossos turistas, os iatistas e todos os que nos visitam.
Valorizar este espaço é fácil, não são precisos grandes investimentos, nem muitos euros, basta sensibilidade, vontade e rentabilizar os recursos humanos disponíveis.
Gostaria de ouvir dizer: a Horta é a cidade mais limpa e airosa do país. Já foi no passado...
Não fiquem nos gabienetes a encher de mofo. Venham trabalhar .

sexta-feira, novembro 21, 2008

Nunca se deve esquecer



Este video foi-me enviado por mail. Não resisti, quero partilhar com vocês, porque todos os dias nos devemos lembrar destes momentos pouco dignos da nossa história e que infelizmente continuam a acontecer.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Cienfuegos












Cien Fuegos - Cuba



O Centro Histórico Urbano de Cienfuegos é um Património Mundial situado em Cienfuegos, província de Cienfuegos, Cuba
Foi declarado Património Mundial da Unesco em 2005.
Esta é uma cidade deliciosa e interessante com uma história muito diferente do resto do país. É uma cidade agradável graças ao seu papel como um porto importante, tanto nacional como internacionalmente, possui um ambiente um pouco mais cosmopolitano do que a maioria das cidades no sul. As ruas são retas e largas, como a Passeio Do Prado, a principal rua da cidade que a corta e se prolonga até o fim da península. A rua se estende ao sul através de Punta Gorda e ao norte ao longo da baía. Há excelentes paisagens para serem vistas, especialmente durante o pôr do sol quando a baía se torna aparentemente bem calma.Se você visitar Cienfuegos não se esqueça de ver: Parque José Marti, no lado leste deste há a impressionante Catedral da Puríssima Conceição, que foi construída em 1870. Também próximo ao parque fica o Palácio Provincial do Governo, um edifício grande com enormes colunas e assoalhos de mármore. Exatamente ao oeste do parque está a Casa da Cultura.O Teatro Tomas Terry, situado no lado norte do Parque José Marti possui uma estrutura bonita e impressionante, cuja fachada é coberta por três murais com mosaicos multicoloridos.O Museu Histórico, contém recordações militares do local que uma vez pertenceu àqueles que participaram das numerosas batalhas pela independência e liberdade. O Palácio do Vale, em Punta Gorda, uma casa campestre em estilo mouro, foi comprada por Alejandro Suero Balbin. Sua cor rosa desbotada não diminui o esplendor do edifício que contém alguns móveis e porcelanas excelentes. O jardim botânico é talvez o mais famoso do país, possui mais de duas mil plantas tropicais e sub-tropicais. Entre a coleção impressionante das espécies de plantas, existem mais de duzentos tipos de árvores de palma. Há também uma coleção de tipos diferentes de palmeiras indígenas de Cuba. A praia Rancho Luna, situada vinte quilômetros ao leste da cidade, é ainda muito tranqüila e isolada. O Castelo de Nossa Senhora dos Anjos de Jagua, situado vinte e dois quilômetros da cidade de Cienfuegos, foi originalmente utilizado pelos espanhóis como um pequeno forte para se protegerem dos contrabandistas que costumavam entrar na baía de Jagua para obter água fresca e os alimentos do local. É agora uma estrutura muito mais substancial seguindo a decisão dos espanhóis de desenvolvê-lo para defender a cidade de ameaças mais fortes oferecidas pela marinha inglesa durante a guerra entre a Espanha e Inglaterra.
Fonte:www.google.pt
Cuba tem reabilitado o seu Património obtendo a classificação da UNESCO.




sábado, novembro 08, 2008

Homenagem a Cervantes


Varadero - Cuba


Passando numa das estradas da zona turística de Varadero, encontramos os "moinhos e as figuras de D. Quixote e Sancho Pança, nas respectivas montadas".

quarta-feira, novembro 05, 2008

No virar da página

Começaram a ser varridos? Parece que sim. As nacionalizações são a prova de uma nova ordem económica mundial-
Imagens como estas deixarão de entrar na nossa casa?

Que a engrenagem de Estados e Povos funcione, permitindo um equilibrio social, económico, humano e ambiental.

Acredito que uma nova página da história económica e social da humanidade se inice neste novo século. Gostava de assistir.
Fonte das imagens: www.google.pt